Skip to content

Karl Heinrich Marx e a Mais-Valia (esse cara é ele!)

May 7, 2013

Karl Heinrich Marx:

Nascido na Alemanha em 1818, mudo-se para Bélgica, e de lá para Londres onde viveu até 1883. Destacou-se como economista e jornalista, e influenciou várias áreas como Filosofia, Psicologia e Arquitetura.

Pai da teoria do materialismo dialético, que é uma corrente filosófica que considera como única a realidade e que nega a existência da alma, de outra vida, de Deus. Nessa corrente, a ralidade e o pensamento são uma coisa só. Para Marx a crítica da religião é o pressuposto de toda crítica social, pois crê que as concepções religiosas tendem a desresponsabilizar os homens pelas consequências de seus atos.

Pai também da teoria do materialismo histórico, que é uma corrente filosófica que explica a história das sociedades humanas em todas as épocas, através dos fatos materiais essencialmente econômicos e técnicos. Para Karl, apenas com a observação da economia de um povo já é possível esclarecer o comportamento de uma sociedade inteira.

Adepto do existencialismo, Karl considera que a essência do homem é não ter essência. A essência do homem é algo que ele próprio constrói.

Comunismo e socialismo são movimentos criados sobre seu raciocínio. Para Marx, o Direito servia para beneficiar somente a burguesia, o que era errado, e que todas as classes deveriam ser protegidas também.

A Mais-Valia:

É um dos conceitos mais importantes do pensamento marxista. Por meio dele podemos compreender a exploração capitalista e a própria história do século 20. Na doutrina marxista, a remuneração do capitalista, consequência de uma espoliação dos trabalhadores assalariados, que, em troca de sua força de trabalho, recebem apenas o valor das mercadorias e serviços indispensáveis à sua subsistência. (A diferença entre o valor dos bens produzidos e os salários recebidos constitui a “mais-valia”, de que se apropriam os capitalistas.)

Junior Ozono.

Advertisements
Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: